ULHT - Informática de Sistemas www.carrajola.pt.vu

Página Inicial
1º Ano
2º Ano
3º Ano
4º Ano
Contactos

Contacto delegado da turma : carrajola@hotmail.com ou tel. 967485061

1.12.2007

Bolonha - Inscrição no novo ano lectivo

Tem havido alguma discussão por causa da inscrição em Bolonha, pelo que criei este post como forum de comentários, de forma a juntar toda a conversa que estava a ser feita por e-mail.

E-mail Original:

Bom dia, Caros amigos e colegas

Para quem não me conhece eu sou aluno da Lic. Inf. ramo de Sistemas, que já fui finalista do 4.º ano em 2001.

Entro em contacto com vocês, pois por apesar de desde Julho de 2006, ter tentado por diversas vezes iniciar abrigo do processo de transição de Bolonha, inscrição no novo curso, tenho encontrado todo o tipo de entraves, burocráticos, administrativos, cientifico pedagógicos, etc.

E verdade seja dita neste momento e depois de vários requerimentos e reuniões, ainda me encontro impedido de renovar a minha inscrição na Universidade á luz do Acordo de Bolonha rectificado e aceite pela nossa Universidade.

Tive conhecimento que existem outros colegas em semelhante situação à minha, enredado em dificuldades administrativas que o único intuito e pretensão são economicistas esquecendo os direitos dos alunos neste processo que se pressupõe de transição em que não deveriam ser prejudicados.

O que vos pedia era que quem se encontre com dificuldades semelhantes às minhas por favor entrar em contacto comigo por mail ou até me ligando para 96xxxxxx.

Atenciosamente, os melhores cumprimentos.

6 Comentários:

  • Boas Colegas,

    Constato com este email que não sou o único nesta situação, ao contrário do que alguns serviços da nossa Universidade me informam.

    A minha situação é um pouco mais caricata, visto estar ainda em pior situação.

    Sou aluno da Lic. Inf. Ramo de Gestão e fuitb finalista do 4º ano em 2001.

    Como o Colega Carlos desde Julho tb ando a tratar da Transição que não têm tido sucesso nenhum.

    Apesar de me encontrar a +-220 Km de Lisboa, tentei sempre aceder á coordenação e secretaria. Já perdi a conta aos 0000 Km feitos a fundo perdido.... e dar com a cara nas paredes e respostas da treta..

    Tentei tratar de tudo dentro dos parametros da Universidade, aos quais deram-me as equivalências do Simulador.

    Aquando fui falar com o Prof. em Outubro, não me deu as equivalências , pois não me era permitido transitar para bolonha, na Secretaria podia transitar nas tinha de ter as equivalências.

    Ao presente dia e após inumeros contactos de várias formas, não tenho ainda a ficha de Bolonha com as respectivas equivalências assinadas pelo Prof. da Coordenação do Curso, nem me encontro inscrito em qualquer Curso , Ano , nem semestre, e muito menos em alguma cadeira que me falte.

    Estou ainda á espera de respostas da Coordenação do Curso. A meu ver devo ser o pior cenário na transição para Bolonha.

    Lamento é ser informado que isto só se passa no nosso curso e na nossa Universidade !!!



    Há Espera de Dias Melhores

    Abraço

    Nelson Vilhena

    Por Blogger Carrajola, em 12 janeiro, 2007 17:22  

  • Boa tarde a todos,

    Apenas vos poderei transmitir a minha experiência pessoal relativamente ao processo de transição para Bolonha. Fui aluna finalista do Curso de Informática Ramo Sistemas em 1999. Na altura, por questões profissionais, interrompi o curso deixando 4 cadeiras em atraso mais o projecto de final de curso.

    O que vos posso propor, foi o que fiz e que aceitaram, é que caso não tenham muitas cadeiras em atraso, que em vez de transitarem para o Bolonha, proponham terminar vossos cursos antigos. Poderá acontecer, como no meu caso, que as cadeiras que tenham em atraso já não sejam leccionadas e se assim for, serão substituidas por cadeiras de bolonha, sendo que a nota que tiverem será alocada à cadeira em falta do curso antigo.

    Talvez este processo seja menos complexo de resolver e talvez beneficiem de não transitarem. No meu caso, se transitasse teria de fazer 12 cadeiras novas em vez das 4 que estou a fazer.

    Espero ter ajudado e boa sorte para todos não só na conclusão deste processo, bem como na conclusão dos vossos cursos.
    Cumprimentos
    Paula Alves

    Por Blogger Carrajola, em 12 janeiro, 2007 17:23  

  • Colegas,

    alguem confirma a situação de termos que fazer 2 cadeiras "obrigatórias" de uma lista de 5? para que "entao" possamos concluir o bolonha??

    o meu caso é muito simples e semlhante a muitos outros,

    pedi a transição para LEI (bolonha) e deram-me as equivalencias todas excepto o projecto, sobrando ainda alguns creditos.

    agora dizem-me que tenho que fazer 2 cadeiras?!?!?! pensando eu que só teria o projecto para fazer??!?!?!?? e estando a organizar a minha vida nesse sentido?!!?!?!?

    é que como eu estão muitos mais colegas, e sinceramente e do fundo do coração, acho que desta vez a lusofona está a ir longe demais.

    espero que quem se sinta na mesma situação que eu, que o demonstre e que não se deixe ficar calado.

    ps: quando será que consigo conlcuir o meu curso?!?!

    José Alves

    IBM Global Services
    Deutsche Bank Portugal
    E-mail: jose.alves@db.com

    Por Blogger Carrajola, em 12 janeiro, 2007 17:24  

  • Vejam estes artigos na página www.carrajola.pt.vu

    Cumprimentos Carrajola.


    3 anos, todas as disciplinas feitas = Engenharia Informática (Bolonha)
    O Francisco Seguro, que tem todas as cadeiras feitas de 1º, 2º e 3º anos de Informática de Sistemas, foi falar com o Prof. Costa Leite e depois da negociação foi-lhe atribuído todas as cadeiras de Engenharia Informática em Bolonha, só faltando o projecto de final de curso, e ainda lhe sobraram 7 créditos.

    As disciplinas fundamentais são Física (equivalente a Fundamentos de Física) e Matemática I (Equivalente a Matemática I e II).

    colocado por Carrajola em 11/25/2006 10:35:00 AM | 1 comments







    10.17.2006
    EQUIVALÊNCIAS PARA BOLONHA
    A Cátia "Rapunzel" obteve a seguinte informação relativamente ao acesso a Bolonha:




    Se vais para o Tratado de Bolonha, tens de fazer os seguintes passos:

    1. entra no site nei.ulusofona.pt;
    2. use a Ficha Tipo Bolonha;
    3. preenche as cadeiras que tens feitas na coluna "curso onde esteve inscrito"; e coloque lá LI (licenciatura de Informática)
    4. preenche as equivalências directas na coluna "curso novo onde se vai inscrever"; e escreva LIG (licenciatura de Informática) ou LEI (licenciatura engenharia de Informática)
    5. faz a tua proposta de equivalências na coluna "proposta de cadeiras a dispensar";
    6. envia esse excel para (mcostaleite@ulusofona.pt) não sem antes mudar o nome CÉSAR na folha de Excel para o teu NOME e atenção ao nº ALUNO

    Depois ficas à espera do mail do professor, quando receberes a confirmação, já podes ir à secretaria para te inscreveres com as novas cadeiras de Bolonha.

    Caso não saibas quais as cadeiras que têm equivalência directa vai ao site
    simulador.bolonha.grupolusofona.pt, escolhes as cadeiras feitas e envias, para saber o resultado.
    Quando fores à secretaria leva o resultado do simulador para deixar no teu processo.

    A pedido de várias famílias, explico mais uma vez, espero que seja a última da minha parte, os caminhos pelos quais os alunos que fiquem no regime de BOLONHA têm de FAZER.

    NÃO VALE A PENA PERDEREM TEMPO IREM AO GABINETE DO CURSO PARA DAREM AS EQUIVALÊNCIAS...

    É O PROCESSO EM CIMA QUE FUNCIONA, NÃO HÁ VOLTA A DAR.

    Fiquem bem...
    No meio do possível, pois pelo que percebi hoje, as aulas começaram na 3ºf passada e não hoje como me tinham dito......estou sem palavras, mais uma vez, a falta de coordenação da faculdade.
    Hoje 2ªf houve, Mat1, quem chegou à aula atrasado ficou na rua a assistir à aula!!!! mais de 10 alunos ficaram na rua....... e muito outros desistiram com a chuva......
    Estamos de mal a pior, na secretaria disseram que não é com eles a questão das salas, mas sim com a coordenação do curso :-(( e sendo assim, quem quer ir as aulas com o mínimo de espaço tem de fazer barulho no local apropriado.
    Senão acontece o que se passou no ano lectivo passado, uma mini sala para a Informática e engenharia, no Inverno até passa despercebido o pouco espaço, mas no verão....não dá para suportar....o calor...............

    Rapunzel, até à próxima :-)

    PS-Tens mais alguma duvida vai ao site www.carrajola.pt.vu ou no site nei.ulusofona.pt, ou ainda, secretaria ou direcção do curso.
    BOA SORTE

    colocado por Carrajola em 10/17/2006 10:32:00 AM | 1 comments

    Por Blogger Carrajola, em 12 janeiro, 2007 17:40  

  • Têm também no website o contacto da coordenação:

    Coordenação dos Cursos de Informática:


    Bloco Q - Junto ao Auditório, Piso 2
    Doutor Manuel da Costa Leite
    mcostaleite@netcabo.pt
    966499018

    Mestre Pedro Malta
    pedro.malta@ulusofona.pt







    Devem preencher a folha de Excel e ir falar com o Prof. Costa Leite.

    O PROF NÂO LÊ E-MAILS, TÊM MESMO DE LÁ IR FALAR COM ELE, TELEFONEM A MARCAR!!!!!!!!!!!

    Cumprimentos Carrajola.

    Por Blogger Carrajola, em 12 janeiro, 2007 17:42  

  • José, eu até aceito que o Conselho Pedagógico aplique tais medidas da obrigatoriedade dessas duas cadeiras em anos lectivos posteriores. Não aceito a medida em 2006/2007 pois primeiro apanham os alunos na Engenharia e apenas depois lhes aplicam esta medida assim à última da hora - eu tinha e tenho "Fundamentos de Física" e "Trabalho Final de Curso" para terminar o curso em Julho 2007. Certo é que eu vou à Universidade e vou deixar isso bem claro em requerimento administrativo à Reitoria (porque a Coordenação de Informática afinal não decide nada) assim como uma Reclamação formal no Livro de Reclamações que eles têm que ter.
    Rui Almeida (3º ano Lic. Eng.Inf)

    Por Anonymous Anónimo, em 12 janeiro, 2007 17:58  

Enviar um comentário

<< Home